quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Blog revela lado permacultor do artista Hundertwasser

Blog de Juliana Almeida "HUNDERTWASSER BRASIL: ITINERÁRIO DE UMA PESQUISA"

Do post:

(...) Em total coerência com os princípios de conservação natural que pregava, Hundertwasser desenvolveu seu próprio banheiro seco, usou telhados verdes em sua propriedade na Nova Zelândia e em vários de seus projetos arquitetônicos, painéis fotovoltaicos (também na Nova Zelândia), reaproveitou material de descarte e projetou esquemas de coleta e tratamento de águas da chuva.

(...) O telhado verde é derivado de uma antiga técnica escandinava. Ajuda no conforto térmico dentro da casa, na captação de poluentes atmosféricos, e com algum cálculo estrutural pode até tornar-se um jardim mais ou menos complexo.

(...) O banheiro seco não usa água e portanto não a polui. Ao invés disso, os dejetos são cobertos com materiais secos (palha, cinzas, papel, folhas) e compostados, ou seja, decompostos naturalmente, com a ajuda do calor solar, e após alguns meses tornam-se adubo orgânico livre de germes, pronto para retornar ao solo.

Hundertwasser e sua privada de húmus, de 1975. Em 1979 ele escreveu o Manifesto da Santa Merda, em que diz que “temos concepções errôneas a respeito de nossos dejetos”.

(...) A permacultura tem como objetivo criar uma cultura sustentável, e é usada em centenas de comunidades no mundo todo. Seus princípios envolvem o cuidado com a Terra e com as pessoas, criatividade, trabalho, sustentabilidade financeira e ecológica. Conheça mais aqui.
*apesar de ser usado em muitas comunidades, alguns sanitaristas colocam em dúvida a completa isenção de patógenos no adubo final caso as condições de oxigenação e calor não sejam adequadas.

Conheça o blog da Juliana e leia mais a respeito de Hundertwasser: http://hundertwasserbrasil.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário